quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Agora você pode cantar tranquilo

Anteontem o Supremo Tribunal Federal (STF) numa decisão unânime dispensou o registro da ordem dos músicos para o exercício da profissão. Quer dizer: o músico não precisa mais da "carteirinha" pra poder se apresentar ao vivo. Agora tá liberado. Ele não vai ficar naquela agonia boba por não ter o registro, ou melhor, o selo de qualidade da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). Pra quem não sabe como funciona, se o músico não tivesse a carteira da OMB, e fosse pego numa fiscalização, era bem capaz dele ser impedido de se apresentar, ou até pagar multa. O músico ficava de mãos atadas. Já ouvi falar que os caras já tiveram a audácia de até confiscarem os instrumentos. Ah! Isso não pode acontecer, né. 

Eu particularmente fico feliz com essa decisão porque não vou ter que desembolsar nenhuma grana, e nem enfrentar uma fila miserável pra mostrar umas escalas, e cantar uma música, e daí provar se sei tocar ou não. A carteirinha do músico é a noite, o público, o ouvinte. Sinceramente, achei bacana essa decisão do STF. Não tenho essa carteirinha. E nem ia tirar. Se não me engano o preço girava entorno de R$ 250 a R$ 300, e parece que ainda havia a mensalidade, ou algo assim, não tenho muita certeza. 

A Ordem dos Músicos não é bem vista nem pelos próprios músicos. Sei lá, tomará que com isso as coisas melhorem um pouco. Existi muita hipocrisia nesse meio musical. Muito músico que acha que só ele está certo, só o método dele vale, só a música dele está correta. Lembra daquela velha briga entre a norma culta e a falada? Me lembro que quando comecei a estudar violão, o professor me perguntou algumas músicas dos artistas que eu gostava, para que depois ele pudesse tirar, e me passar as notas. Isso funcionou durante um tempo, mas resolvi cair fora porque eu não conseguia pensar musicalmente. Só reproduzia o que ele me passava. Depois que comecei a estudar sozinho encontrei o meu jeito de compor, cantar, e até hoje é assim. Não sei ler partitura, e por enquanto não tenho interesse em aprender. Isso não atrapalhou nem um pouco a minha música. Tenho uma amiga que não sabe tocar nenhum instrumento, não é cantora profissional, mas compõe que é uma beleza. E aí? Como fica? Será que ela precisa de uma carteirinha para validar a sua arte? 

Uma canção nasce primeiramente do sentimento. Depois ela se torna melodia para aí sim desembocar num conjunto de notas musicais. Inclusive vejo uma porrada de músico preso ao papel. Que se borram de medo de tentar um vôo mais alto, e encarar uma composição, fazer uma música só sua, algo que estava ali guardado nos rabiscos do caderno e que agora se torna canção. É bacana aprender a tocar com um método. E esse método ser aceito como norma a ser seguida. Mas isso não garante que você vai ser um músico. Enquadrá-lo como estava fazendo a Ordem só atrapalha o artista de mostrar o seu trabalho. Percepção musical não é algo uniforme, vai de cada um, e mensurar isso pode ser perigoso. Tenho um outro amigo músico que foi reprovado só porque errou uma notinha na escala do baixo no dia da prova. Parabéns STF!

Nenhum comentário: