quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Devolve a Minha Revista

Descobri o trabalho do Angeli quando era moleque. E foi no colégio. A revista se chamava - Chiclete com Banana. Depois que li as primeiras tirinhas já fiquei fã de carterinha. E daí começei a colecionar. Com a grana do lanche fui adquirindo cada exemplar como se fosse uma relíquia. Nessa época a economia era totalmente maluca. Um dia era um preço, e no outro era o dobro. A revista era mensal. Às vezes não tinha grana pra comprar a do mês, só que dava para levar a do mês anterior. Então eu catava da prateleira e jogava na mochila. Tinha mês que dava para levar a Níquel Náusea, e a Piratas do Tietê (influência do Marcelão Mendes) também. Um dia o professor de português - Miguel - me pegou lendo uma tirinha do Bob Cuspe justamente no momento em que ele explicava algo sobre o barroco aqui no Brasil. Pô! Quebrou a minha onda. Fiquei chateado. Aí ele abriu a revista, leu algo e deu uma risada boa. Pensei que nunca mais devolveria a minha Chiclete com Banana. Então me indagou: "Quer dizer que você gosta de humor, né, rapaz". Confirmei com a cabeça. E imediatamente ele emendou a aula falando sobre o Gregório de Mattos Guerra. Ficou ali contando as estripulias desse grande poeta baiano. Quando conheci a Bahia com a minha família, me lembrei desse dia. O meu pai fez a gente andar pra caramba. Eu já tava de saco cheio de turismo. Só queria voltar pro hotel, tomar um banho, e depois ir pr'algum barzinho calmo. Precisava de uma cervejinha gelada. "Pô! Pai tá bom. Tá legal... Isso tudo é muito bonito, mas vamos embora". De repente surge um guia turístico, o cara aponta até uma casa, e dispara: "Aqui morou Gregório de Mattos Guerra". Olhei dentro da casa e pra falar a verdade tava bem triste. Cinza. Escura. Pensei: "Naquela época deveria ser mais animada, deveria ter violão, poesia, mulherada (segundo relatos do Miguel), e agora tá assim". Divaguei um pouco, né. Esse post é só pra dizer que tem essa entrevista com o Angeli (abaixo), e eu gosto muito do trabalho dele. Não tenho nenhum pingo de saudade da escola, mas o Miguel era bacana. No final da aula ele me devolveu a revista. Até hoje tenho essa Chiclete com Banana. Deve estar em alguma caixa.
................................
Entrevista: Aqui!

2 comentários:

M disse...

Nostalgia! É coisa da idade, rapaz! mas, olha, eu lembro sempre do prof. Miguel também. Acho que ele foi uma das primeiras pessoas que fizeram com que eu me interessasse por literatura... E aqui estou eu, fazendo doutorado em Literatura... O tempo passa. Eu não tenho saudade do GB, mas que foi importante pra nossa formação, eu não tenho dúvida! Um abraço! (Ah, sim: em julho estou indo pra Brasília e temos que marcar alguma coisa. De verdade - não é aquelas coisas: ah, vamos combinar, e nunca combina! Rerererere!)

RF disse...

Ah éee!!!! Marcelão. Tem vim aqui na terrinha, né, rsrsrs. Que bacana. Vamos fazer um som aqui, tomar umas geladas, e rir pra caramba! Assim que pisar em solo candango, vc me avisa, beleza... O Miguel era bacana. Grande Abraço!