sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Boa Tarde Líbia!

Ontem a Líbia teve um dia histórico. Aquela imagem do Kadhafi sendo capturado foi realmente bastante impactante. O ditador que sempre fez questão de mostrar a sua imponência, enfim estava ali caído, indefeso, pedindo para não atirar. Sendo humilhado no meio da rua. Confesso que fiquei com um nó na garganta. Pensei naquelas pessoas que fazem justiça com as próprias mãos, nas guerras, nessa de tal de democracia. O povo Líbio depois de tanto tempo nas mãos de um regime tão massacrante chegou ao seu limite. Não vou julgar se foi correto o que fizeram ontem, mas pra mim, tá claro que ele foi morto depois de capturado. Também não vou julgar o sentimento do povo, ou qualquer outra coisa. Só eles sabem o que passaram nas mãos desse regime nos últimos 42 anos. Deve ter sido muito barra pesada. O país está devastado. Ver aquelas crianças comemorando na frente da embaixada aqui em Brasília me fez pensar na palavra justiça. O país se libertou. Só que no restante do mundo não é muito diferente. Reconstruam o seu país, mas fiquem espertos. O petróleo de vocês é a menina dos olhos (como dizem os políticos) do mundo. Se preparem que a ditadura agora é econômica. Desejo bons tempos ao povo Líbio. Tomaram o poder! Digo que se eu tivesse um filho ou uma filha e alguém lhes fizesse algo de muito mal, eu não teria dúvida de que também faria justiça com as próprias mãos, mas confesso que desse lado aqui não foi fácil de digerir aquela cena. Vocês agora sabem qual o sabor dessa sensação, e parece que estão de alma lavada. E como citou o Rudolfo Lago no Congresso em Foco sobre o grito de guerra da II Marcha Contra a Corrupção que teve aqui na cidade: Ih! Fudeu! O povo apareceu!
.............................................................
"Sou eu, realmente, aquele que tem o direito de agir de tal forma que os meus atos sirvam de norma para toda a humanidade?" (Sartre)

Vou escutar um The Clash ali pra relaxar: PLAY

Um comentário:

Alan disse...

Fala praga!
Engraçado, também tive as mesmas reações e sentimentos com o desfecho dessa história de 42 anos de repressão. Sentimento de justiça e ao mesmo tempo de massacre que fizeram com ele, é complicado julgar pois não estamos do lado de lá, mas que foram cenas fortes isso foram...

Abraço!