quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pá! Batido o Martelo


Fonte.: AP

Ontem o quadro do Munch (o grito) foi vendido por US$ 119, 9 milhões. Em reais a pintura alcança uns 230,5 milhões. É dinheiro que não acaba mais. A gente costuma ouvir que o mundo está isso, tá aquilo, e um camarada dá uma lapada dessas num quadro. Bom, crise de dinheiro, pelo o que me parece, não é, porque tem gente com o cofre recheado até o tampo. Os especuladores devem estar adorando essa onda de mundo em crise. Dinheiro tem, e como! O quadro é indiscutivelmente uma pintura belíssima. Mas o valor pago nesse mercado das artes plásticas me deixa embasbacado.  Vale isso tudo mesmo? Deve valer. O Van Gogh em vida só vendeu um quadro por 400 libras, e hoje quanto vale? Com certeza milhões também. O cara comeu o pão que o diabo amassou, passou necessidade pra caralho, e agora vemos esses preços malucos. Não conheço muito bem a história do Munch, mas não deve ter sido tão diferente assim, quando ele pintou esse quadro, por exemplo, a sua vida retornava de uma maré braba, a irmã estava internada num sanatório e mais porrada de coisa ao mesmo tempo. Acho que esses leilões são na verdade um esporte pros ricos. Um lazer de fim-de-semana. Mas são obras que refletem momentos cruciais na vida desses artistas. O triste é que hoje os caras ganham muito dinheiro enquanto a maioria desses mesmos artistas tiveram uma vida miserável. Não acho que seja uma compensação, acredito que a contrapartida aí deve ser a maldição. Algo irônico. Um quadro desse pendurado na parede de um magnata deveria ser o passaporte para o além.  Já pensou o fantasma do Van Gogh aparecendo na casa e pegando no pé do infeliz. “uh! Eu quero o meu dinheiro seu bastardo, passei a minha vida inteira dedicada a arte pra você se divertir às minhas custas!  Sempre penso num conto do Dostoievski chamado – A Herança, leiam, vocês vão se divertir. O poeta Luis García Montero diz algo interessante. “Os valores culturais não são importantes, a solidariedade não é importante, a cultura perdeu peso como conhecimento e formação, e agora é substituída pela diversão, pelo espetáculo”. E que show de primeira! Baita espetáculo. Quase 120 pilas só de verdinhas. Cuidado com o grito de Munch na madrugada: Buuuuuuuu!

Nenhum comentário: